Tuesday, September 20, 2011

De filha....pra Pai

Meu último post foi um relato sobre o meu primeiro aniversário na Noruega, sobre como aproveitei meu dia aqui em Oslo apesar da saudade do Brasil, da família e dos amigos brasileiros. Esse post continua falando sobre aniversário, mas sob uma nova perspectiva: estar longe quando alguém muito especial no Brasil está fazendo a travessia da nova idade. Estou tendo hoje a experiência de, pela primeira vez, não estar perto do meu pai no dia do seu aniversário. E confesso: está sendo mais difícil do que o dia do meu próprio aniversário. Quando é você quem está longe de todo mundo, você tenta compensar com outras coisas: as novas companhias, as novas programações, as novas possibilidades. Mas e quando a pessoa que faz aninversário está longe de você, como se faz? Estou aceitando sugestões para os próximos que irei passar, mas a solução que encontrei pra diminuir a tristeza de hoje foi ESCREVER. Escrevendo alivio a minha saudade e deixo aqui registrada minha homenagem a uma das pessoas mais importantes da minha vida.

Quem convive comigo e com minha família não teria dúvida em dizer que eu sou super parecida com minha mãe. E sou mesmo: meio invocada, tagarela, exigente, desbocada, pequenininha, sensível e firme ao mesmo tempo. Mas nos últimos anos, tenho descoberto que tenho muitas características do meu pai que até então nem imaginava que tinha e, mais ainda, que aquelas que eu não tenho, eu queria muito desenvolver em mim. Isso significa que nos últimos anos tenho aprendido a admirar ainda mais meu pai.

Seu Bira faz hoje 60 anos e, com orgulho, eu digo que nos 29 anos que eu participei dessa trajetória não me lembro dele levantando a voz para alguém. Também não me lembro de ouvi-lo dizer que odeia uma pessoa. Tirando que a gente NUNCA fecha a coca cola direito, não me lembro de ele fazer grandes reclamações da vida. Aliás, ele passou 4 meses numa cadeira de rodas devido a um acidente e eu não lembro dele reclamando. Acho que em alguns momentos eu pensava que ele podia reagir mais, falar mais, reclamar mais (talvez porque eu faça tudo isso). Mas hoje, quase nos meus 30 anos (falta um ano ainda), tenho procurado aprender com ele que muitas vezes é preciso falar menos, e que reagir nem sempre significa brigar e falar alto. Meu pai reage com serenidade, com sabedoria, com tranquilidade, com paciência. O coração dele é tão bom, tão cheio de luz e de caridade que eu às vezes não consigo acompanhar tamanha grandiosidade, mas consigo sim admirar!

É por isso, pai, que você merece os parabéns, não só por ter nascido, mas por ser quem você é. Não tenho dúvidas de que há 60 anos o mundo passou a ficar melhor, mais generoso, menos raivoso. Você merece parabéns porque pessoas como você são uma raridade e uma benção. Você merece parabéns pela paciência constante mesmo diante de tantos fatos tristes que você teve que passar na sua vida. Você merece parabéns por saber olhar para o que as pessoas e o mundo têm de bom, e por saber sorrir mesmo diante de momentos difíceis. Você merece os parabéns pelo filho, irmão, amigo, marido, pai e avó que você sempre foi. Você merece parabéns pelo ser humano que é.

Não estou falando de um exemplo de perfeição, até porque ela não é algo possível para nós. Mas estou falando de um exemplo de evolução e de uma pessoa que se tornou pra mim o homem mais incrível do mundo.

Sinta meu beijo, meu abraço e meu amor, afinal, os meus pensamentos hoje atravessaram o oceano.

"Quando o pensamento está em alguma parte, a alma também aí está, pois que é a alma quem pensa" (Allan Kardec - O livro do Espíritos)


Feliz Aniversário! E espero ver você usando essa camisa aqui comigo em Oslo pra gente tomar uma cerveja norueguesa :)


7 comments:

  1. De pai.....pra filha.
    Minha querida filha muito obrigado por tudo isso que vc me diz, tenho certeza que não mereço tanto; pois quando os alunos são bons a tarefa do professor se torna mais fácil, e vc é ótima.
    Estou ecrevendo e chorando; como diz Roberto Carlos são muitas emoções.
    Agradeço a DEUS por ter colocado espíritos maravilhosos nessa minha existência que me ajudam no aprendizado da evolução, cada um com sua participação própria.
    No mundo em que vivemos a plantação é livre, mas a colheita é obrigatória; e sempre procuro plantar o AMOR,a COMPREENSÃO,o PERDÃO, a HONESTIDADE, o OTIMISMO, a SERENIDADE.... e hoje já estou colhendo os frutos; vc é um deles.
    Que JESUS, nosso irmão maior, nos ilumine sempre para que possamos continuar essa plantação.
    DEUS te abençoe, um beijo no coração.

    Com certeza sua mãe assinaria em baixo e acrescentaria muito mais coisas.

    A NOSSA FELICIDADE É DO TAMANHO DA FELICIDADE QUE FIZERMOS AO PRÓXIMO.

    CADA UM SÓ DÁ O QUE TEM (PLANTAÇÃO) E SÓ RECEBE O QUE MERECE. (COLHEITA)

    SÓ O AMOR CONSTRÓI.

    PENSE NISSO. bjusssssssssssssssssssssssssssssss

    Bira

    ReplyDelete
  2. Nossa senhora!!!! Foi demais para o coração dessa mãe! Lindo depoimento desse pai que é exemplo de amor e bondade. Deus foi maravilhoso comigo! Quando eu parar de chorar escrevo mais. Nosso amor é mesmo INCONDICIONAL!

    ReplyDelete
  3. Karine, parabéns pela filha carinhosa que você é. beijos

    ReplyDelete
  4. Karine, que post lindo. Pelo visto pra mim e pra vc, pai é pai, não precisa acrescentar nada a isso. Vc me emocionou muito, mesmo nao conhecendo seu pai. Acho que quando estamos longe conseguimos perceber o valor do simples fato de se estar perto. Espero que vc consiga suprir as faltas das suas pessoas especiais com os seus objetivos daí e que depois volte com objetivo alcançado pro abraço e aconchego de todos eles (nós).
    beijos
    Priscila

    ReplyDelete
  5. Painho, que bom que o senhor gostou. O senhor sabe que todas essas palavras foram de coração. Mainha, eu também demorei pra terminar o post pois eram muitas emoções hehhe. Cintia e Priscilla, obrigada pela presença no blog. E é isso mesmo, priscilla, aos poucos a gente vai conseguindo se fazer presente mesmo com toda essa ausência. Beijo grande!

    ReplyDelete
  6. Que bela homenagem!Fiquei muito tocada, queria eu poder escrever assim para meu pai(se ele me desse abertura).Muito linda a relação de vocês, as tuas palavras, enfim, meus parabéns!Pelo pai, pelo blog que é muito lindo(descobri hoje pela Cintia), pela maneira que você escreve..amei!
    beijos!Nara

    ReplyDelete
  7. Obrigada, Nara! Seu comentário me reanimou a voltar a escrever no blog. Estou bem sumida! Mas vou voltar :) Beijos e apareça sempre por aqui.

    ReplyDelete