Sunday, May 13, 2012

De filha para mãe: porque é ela quem me acompanha nas maiores travessias e travessuras

Depois de abandonar o blog por 5 meses, nada mais justo do que recomeçá-lo hoje, 13 de maio de 212, dia das mães. Afinal, é ela quem me proporciona, me encoraja e me acompanha nas maiores travessias e travessuras da minha vida: Dona Katia, minha mãe, ou em bom pernambucanês, mainha. Esse post é pra senhora.

Na verdade, nada que eu diga aqui será novidade, nem pra ela nem pra ninguém que me conhece. Mas os sentimentos podem ser sempre relembrados, reforçados, realimentados. Aliás, esse tem sido sempre o maior aprendizado que recebo da minha mãe: ame e não tenha medo, nem vergonha, de demonstrar seu amor. Minha mãe ama intensamente, a típica mãe-leoa, e esse amor vem alimentando minha vida por quase 30 anos. Quem conhece minha mãe sabe que minha mudança pra Noruega seria uma destruição emocional pra ela, já que ela  literalmente gosta de ter as crias debaixo de suas asas. Mas Dona Katia se supera! Ela não se destruiu quando eu me mudei pra Noruega, ela me fortificou (e se fortificou), porque ela ama, protege, super-protege muitas vezes, mima demais, mas ela pensa na felicidade das filhas. Eu sei o quanto foi difícil pra ela ver minha mudança, mas eu tinha certeza que o amor dela é o amor que quer o bem, que quer o crescimento do outro. A maior lição que carrego comigo nessa minha experiência fora do Brasil veio dela. Perto do momento do embarque, no meio das lágrimas, ela me disse: "estou feliz porque você está indo. E uma dica: não tente achar o Brasil na Noruega". Palavras sábias de uma mãe que nunca morou fora, praticamente não viaja, mas que no amor de mãe encontra o conhecimento pra dizer: "aproveite o que a Noruega tem de bom, e eu estou sempre aqui com e por você!"

E a senhora sempre estará comigo, mainha, não importa a distância. O bom porto seguro é aquele que promove a liberdade do outro, e assim, o outro sempre volta, sempre se faz presente; porque é um amor que liberta e não que prende. Eu tenho esse porto seguro na senhora. Eu ainda não sou mãe e muitas coisas eu ainda não devo entender. Mas eu sou filha e, como filha, eu agradeço todos os dias por ter uma mãe como a senhora; agradeço pela vida que a senhora me deu e agradeço por todo cuidado, amor, amizade e companheirismo. 

E, especialmente nesse momento, obrigada por me deixar voar! O voo tem sido mais leve e feliz pois eu sei que meu porto seguro está aqui feliz por mim e sempre de braços abertos a cada retorno!

Amo você incondicionalmente! Feliz dia das mães!


3 comments:

  1. Karine, tive um dia tão cheio, estou tão cansada, mas precisa ler seu post e chorar antes de dormir. Um beijo e Feliz dia das Mães para essa leoa. Logo será sua vez! Beijos, saudades

    ReplyDelete
  2. Estou a visitar alguns blogs, e tive o privilégio de encontrar o seu, vi na pagina inicial o que escreveu, e como gostei folheei mais algumas páginas e fiquei maravilhado pelo que vi e li.
    Dou-lhe os parabéns, mas queria deixar um apelo continue assim dando sempre o melhor, boas mensagens, bons temas. Gosto de escrever, mas também gosto de ler bons temas, por isso é que parei aqui.
    Meu nome é: António Batalha.
    Sou um servo de Deus,e deixo aqui a minha bênção,que haja paz,amor na sua vida, muita saúde e felicidade.
    PS. Se desejar seguir meu blog faça-o de forma a que eu possa seguir o seu blog também.

    ReplyDelete
  3. Obrigada pelos comentários. É sempre um prazer trocar e compartilhar ideias. E vou tentar retomar as postasgens com mais frequência :)

    Abraços,
    Karine

    ReplyDelete